Olá amigas e amigos do artesanato!
Antes de iniciar o nosso papo sobre o tema “de qual material são feitos os frisadores de resina”, quero agradecer a nossa amiga Joelma Sousa por ter levantado a questão aqui no blog: Dicas da Floart. Sua pergunta motivou a elaboração deste post.
Existem inúmeros tipos de resina para as mais variadas necessidades. O tipo que iremos apresentar é uma especial para a criação de moldes, a resina epóxi.
Trata-se de um plástico termofixo que endurece ao ser misturado com um catalizador. A este catalizador dá-se o nome de endurecedor.
Caso se interesse pelo assunto e deseje aprofundar, recomendo que leia o artigo sobre este tema no site Wikipedia Clicando Aqui.
Poucos lugares que comercializam frisadores de resina possuem descrição do produto, e encontramos apenas um que diz a temperatura que este material suporta. Segundo o site, a resina suporta até 80° e não pode ser levado ao fogo.
Aqui na Floart, tanto em nossas artes como na venda de frisadores, optamos por utilizar somente os frisadores de alumínio. Isto se dá pela nossa experiência e história com artesanato. São muitos anos de testes, estudos e prática, utilizando variados materiais, o que nos levou a considerar os frisadores de alumínio como a ferramenta de frisar cetim engomado e borracha de E.V.A. o mais adequado as nossas necessidades.
Os frisadores de alumínio são duráveis, sobrevivem por gerações e apresentam excelente resultado com frisos de qualidade e riqueza em detalhes, indispensável para quem trabalha com artesanato.
Suportam altas temperaturas e permitem trabalhar com diversos tipos de materiais. Graças a sua resistência a temperatura, o frisador de alumínio pode ser levado direto ao fogo, o que facilita frisar materiais como o Cetim Engomado, em que uma das técnicas consiste em aquecer o frisador e não o Cetim, o que não é possível com o frisador de resina.
Uma de nossas amigas apaixonadas por artesanato, a Angelinne, fez testes com garrafas pet, modelou flores e as frisou, o resultado foi surpreendente. Você pode acompanhar todo o processo clicando Aqui.
A técnica utilizada pela Angelinne só é possível com frisadores de alumínio. Geralmente, tem o custo mais elevado que os de resina, pois se trata de um material que resiste a inúmeras situações que os de resina não suportariam.
As vantagens em se trabalhar com frisadores de alumínio são inúmeras, pois são longevos e, se você é uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, saiba que o alumínio é um metal excelente para reciclagem, pois ele não consome muita energia no processo de reciclagem e não há perdas significativas de material, um bom argumento para aqueles preocupados com o meio ambiente.
Link permanente
Preço do frisador de resina para e.v.a
Link permanente
Olá, gostaria de alguma dica.. acabei queimando o tecido no meu frisador e não estou sabendo como limpar. Como faço?