Os Benefícios do Artesanato

É fato que o mundo mudou e o efeito dessas transformações sobre o cotidiano social é imensurável. A rapidez das informações aumenta, de maneira paralela, com as cobranças e com o número de responsabilidades que parecem dobrar. O estresse, e outros problemas de saúde, assombram muitas pessoas que, preocupadas com a correria do dia a dia, ficam doentes fisicamente e mentalmente.

Soluções alternativas têm sido cada vez mais procuradas para poder relaxar a mente e conseguir amenizar os sintomas do estresse e cansaço emocional. Uma dessas soluções é o trabalho com as mãos, mais do que isso, o exercício de criar, o artesanato.

A arte de ser um artesão, seja para aumentar sua renda ou como uma solução alternativa para relaxar a mente, faz com que o individuo possa exercer o seu potencial criador, deixando fluir, por meio do seu trabalho, o seu brilho, o seu potencial muitas vezes guardado, que necessita da oportunidade de ser colocado em prática.

Quando damos vazão a nossa criatividade, descobrimos nosso verdadeiro potencial, os traços de nossa personalidade, singularidade, são estampados no produto criado.

Até mesmo quando a criação é fundada na cópia de um modelo ou molde, deixamos escapar algum traço particular, que é a nossa marca. No entanto, nem sempre isso é valorizado. É preciso que isso seja aproveitado como uma pista de quem somos e o que expressamos em determinado momento de nossas vidas.

É certo que, por meio de nossas mãos, o nosso inconsciente pode se tangibilizar. E é com esta afirmação que o psiquiatra e estudioso Carl Gustav Jung, encorajava seus pacientes a dar forma, por meio de algum canal expressivo, aos símbolos presentes em seus sonhos e devaneios. Considerando que: “muitas vezes as mãos sabem resolver enigmas que o intelecto em vão lutou por compreender”.

Da mesma forma, Fayga Ostrower, uma grande artista e teórica da arte, afirmava que a arte e o artesanato iam além do que Jung expos, pois criar é tão difícil ou tão fácil quanto viver. É do mesmo modo necessário. Assim, se a arte é uma forma de terapia, ela também pode ser o espelho que reflete a vida do artista, suas angustias e felicidades. Criar nos enriquece como ser.

Desta maneira, se o artesanato é um grande beneficio para efeitos terapêuticos para quem o realiza, ele também é uma ferramenta que auxilia a dar vazão à criatividade e ao conhecimento do ser.

Para quem deseja iniciar o artesanato, vale lembrar, que ele é mais do que uma forma de renda, é uma maneira de relaxar a mente e poder expressar tudo que tem dentro do seu ser.

Ficamos felizes em poder oferecer materiais e cursos que libertem a sua imaginação e criatividade.

Gostou? Curta, comente e compartilhe 😉

Aproveite para baixar sua apostila Arranjo Topiaria Grátis.

apostila-flores-eva-gratis-2

2 Comentários

  1. Cilene Cristina dos Santos

    Boa noite!
    Muito obrigada pelo presente, pelas dicas e por ter entrado em contato comigo, para dar-me dicas desse trabalho tão maravilhoso que o artesanato. Espero ansiosa por mais dicas e novidades que vocês possam me passar.
    Beijos!!!!!

    Responder
  2. sandra

    amei as dicas , muito boas,, muito importantes as tecnicas parabéns pelo carinho

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *