Dicas e técnicas para aquecer E.V.A. e tecidos que todo artesão precisa conhecer

Hoje vamos auxiliar em seu artesanato dando algumas dicas, incluindo, de como aquecer o E.V.A. para poder frisá-lo.

Primeiramente, para darmos a nossa dica neste texto, vamos utilizar uma rosa como exemplo. Assim, para fazer essa flor, primeiro é necessário que você corte  as pétalas e as folhas para a rosa.

Vale lembrar que podemos utilizar do E.V.A. branco para fazer o tingimento de folhas e pétalas com a anilina na cor que desejar. Mas, fique atento, após utilizar a anilina é imprescindível que lave as mãos imediatamente com álcool e, em seguida, com água e sabão.

Não deixe a tinta secar na pele, pois pode demorar mais para conseguir retirá-la. No caso de preferir utilizar a tinta de tecido para tingir, basta lavar suas mãos com água.

Com as peças que serão utilizadas em seu artesanato, para fazer sua flor, já cortadas, você pode utilizar de algumas dicas para aquecer o seu E.V.A. ou o tecido.

Podemos utilizar do ferro de passar roupas, passando o E.V.A. para que ele aqueça e, depois, frisando ele com o frisador desejado.

Caso prefira, pode-se utilizar um soprador térmico para aquecer as peças, ou, caso não tenha, pode utilizar um secador de cabelo, com o seletor de temperatura no ar quente, que fará a mesma função. Depois de aquecê-las é só frisar.

Outra boa dica é utilizar uma assadeira para colocar as peças de seu artesanato diretamente no fogo. Fique atenta para que aqueça adequadamente sem queimar as folhas e pétalas de E.V.A. Coloque as peças em uma forma de sua escolha e leve-as ao fogão até aquecer. Mais uma vez, frise-as em seguida.

Se preferir, pode aquecer o frisador diretamente no fogo, apesar dessa técnica ser mais utilizada para tecidos de cetim. Observe que na tampa tem o encaixe do cabo para auxiliar no manuseio. Para aquecer a peça no fogo, deixe a tampa virada para baixo. Depois de aquecida, é só frisar o tecido, utilizando um pano para pressionar a peça quente.

Ao montar sua flor, caso escolha um modelo maior que tenha miolo, você pode usar sépalas grandes para revesti-lo. O enchimento da flor fica perfeito.

Para as pétalas, podemos utilizar o arame 26 encapado para os cabinhos, podendo ser tingido da mesma cor da flor que estará fazendo. Este arame também pode ser substituído pelos números 22 ou 24.

Se optar por complementar suas flores com galhos, sugerimos o arame 18 recozido. Você deve esticá-lo amarrando uma ponta em uma base segura. Depois é só cortar com o alicate no tamanho que desejar.

Esperamos que nossas dicas auxiliem em seu trabalho, ou melhor, no prazer de fazer artesanato.

 

renata matias

Renata Cristina Matias

Bacharel em Comunicação Social e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Doutoranda em Ciências Sociais pela PUC e cursa especialização em Docência no Ensino Superior (Unicsul). Segue carreira como publicitária.

www curriculo

Gostou? Curta, comente e compartilhe 😉

Aproveite para baixar sua apostila Arranjo Orquídeas Grátis.

apostila-orquideas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *