De olho na confiabilidade de sites de compra online

Com tantas fraudes que ocorrem na internet, crimes virtuais, exposição a contragosto da intimidade das pessoas e inúmeros sites que tentam se beneficiar da boa vontade de pessoas de bem, é de se esperar que haja desconfiança por parte dos usuários e daqueles que gostariam de usufruir das promoções e dos bons preços que encontramos na internet em sites “aparentemente” confiáveis.

Na tentativa de ajudar você a minimizar esta desconfiança, afinal, erradica-la não está em questão, gostaríamos de te orientar sobre algumas dicas que ajudam a atenuar as preocupações e como identificar empresas idôneas.

Empresa que facilita a comunicação

Verifique se a loja virtual facilita o atendimento, se número de telefone fixo está em local de destaque, fácil de encontrar. Geralmente, as empresas deixam o telefone de contato bem no topo da loja virtual. Aproveite e ligue na loja, procure saber se realmente atendem ao telefone, se os atendentes tem bom conhecimento relacionado ao produto que você deseja adquirir.

1-contato-floart-lupa

Procure pelo endereço da loja física e suas filiais.

Normalmente, o encontramos na página de contatos, ou, o mais comum, localizado no rodapé do site, lá no finalzinho da página.

2-endereco-floart-lupa

De olho na veracidade da localidade

Copie e cole o endereço das empresas nos buscadores e procure por fotos do estabelecimento, verifique se o endereço existe de fato, nos dias atuais, é muito fácil realizar esta verificação.

3-pesquisa-google-floart-lupa
Claro que existem lojas virtuais que não possuem loja física, mas que realizam a entrega conforme o prometido via correios ou outros serviços de entrega.

Mas atenção: o contato com a loja tem de ser ainda mais facilitado, códigos de rastreio do produto devem ser disponibilizados, você deve receber estas informações por e-mail, via fax, ou telefone. Se isso não ocorrer, não entre em desespero, entre em contato via telefone, pois alguns serviços de e-mail podem entregar os dados de forma imediata, logo após efetuar a compra, mas outros serviços de e-mail podem atrasar um pouquinho, por isso as empresas devem facilitar ao máximo o contato com o cliente.

Dicas adicionais

  1. Sempre verifique a Caixa de Span de seu e-mail, e eduque-o, marque estes emails como confiáveis para que eles sejam sempre direcionados para a caixa de entrada.
  2. Pesquisar nas redes sociais por pessoas que já compraram na loja também ajuda muito, consultar amigos que já tenham efetuado compras e recebido o material desejado pode te ajudar a dar mais crédito à idoneidade da empresa.
  3. Caso o seu “disconfiômetro” continue “apitando”, procure nos buscadores toda a informação que puder a respeito da loja. Verifique se ela aparece em sites como o ReclameAqui, pois, nem sempre o problema que está lá é algo sem solução, as empresas que realmente prestam bons serviços sempre fazem o seu melhor para solucionar os problemas que seus clientes enfrentam antes, durante e depois da compra.
  4. Outra dica valiosa é estar atento ao site do Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor), que está sempre atualizando uma lista de sites a serem evitados, principalmente em época de promoção em massa como ocorre no BlackFirday. Para visualizar a listagem de sites, clique aqui.
  5. Espero que estas dicas possam, de alguma forma, ajudar você a identificar sites de confiança para que possa efetuar suas compras sem sair de casa, ou por meio de aparelhos móveis como celulares, smartphones e tablets, com tranquilidade, sem maiores dores de cabeça, sem medo de adquirir os produtos de seu interesse.

Se você tiver alguma dica que queira compartilhar conosco, utilize o campo de comentários abaixo, é sempre bom poder contar com o máximo de informações possíveis quando se trata de segurança e confiabilidade.

1 comentário

  1. Rogério

    Excelentes dicas!
    Penso que todas as empresas que vendem pela internet deveriam preocupar-se com a segurança dos clientes. Obrigado pelo cuidado e fico mais tranquilo em comprar na loja virtual de vocês.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *