Cortadores de E.V.A. e colagem adequada

E o nosso tão famoso E.V.A., citado sempre em nossas publicações com dicas de como utilizá-lo em seu artesanato, surgiu no mercado em meados de 1998, pois antes ele era utilizado apenas em chinelos e alguns outros poucos itens. Mas, desde então, sua utilização vem crescendo cada vez mais, conforme a criatividade dos artesãos.

Descubra um pouco mais sobre O que é E.V.A. neste post.

O E.V.A. também ganhou seu espaço graças à facilidade de manuseio e armazenamento, vasta variedade de cores e por ser um material versátil.

De maneira tímida, o E.V.A. chegou com peças simples e mais voltado para o mercado pedagógico. Com o passar dos anos, virou um  material que pode ser utilizado sozinho para criar lindas peças para diversas ocasiões, ou, unido a todo tipo de material artesanal, como: pintura, aplicações, reciclagem, dentre outras.

Esse material tem ganhado maior destaque em peças decorativas para diversos ambientes da casa, pois existe uma infinidade de técnicas para aperfeiçoar a sua utilização e conquistar uma peça linda e perfeita.

Vamos há algumas dicas?

Como citamos, existe uma grande variedade de cores e texturas de E.V.A., e os resultados irão te surpreender, mas, atenção: um corte preciso é fundamental para que suas peças em E.V.A. tenham um acabamento impecável. Para quem produz um número pequeno de peças, pode utilizar-se de uma tesoura para o corte. Use tesouras afinadas e limpas.

As tesouras menores, de ponta curva, são mais indicadas para peças pequenas, já as tesouras maiores, são para peças grandes. Para cortes retos, utilize estilete e régua.

Outra dica para um corte com precisão é utilizar cortadores de biscuit. Marque o desenho pressionando com o cortador sobre o E.V.A., deixando o material vincado, em seguida corte com tesoura.

Porém, para quem trabalha com produção em larga escala, é preciso utiliza-se de Cortadores de E.V.A. profissionais que funcionam em conjunto com uma prensa manual ou elétrica, cortando com maior rapidez e precisão. Outra possibilidade é utilizar-se de apliques que você já encontra prontos.

Ao fazer a colagem do E.V.A. pode-se utilizar de cola quente, cola de contato ou cola de preparação, sendo as duas últimas as mais eficazes.

A cada etapa da colagem, espere a cola secar antes de partir para a próxima etapa, assim as peças não sairão da posição.

Não exagere na quantidade de cola. No caso de cola de contato, passe uma camada fina na superfície a ser colada e separe em seguida as duas partes, deixando secar por 15 (quinze) minutos e una-as novamente, para que, desta forma, fixe definitivamente a cola.

O tempo de secagem da cola depende do tamanho da superfície. Quanto maior for a superfície a ser colada, mais tempo levará para a secagem. Deste modo, perceba que ela atingirá uma cor opaca em alguns minutos e, apenas quando isso ocorre é que as peças poderão ser unidas.

Caso prefira utilizar cola quente, vale ressaltar que esse material provoca ondulações no trabalho, por isso, sugerimos que a utilize apenas se quiser moldar o E.V.A. Além disso, outro problema com a cola quente é que ela solta fios e você pode queimar as mãos com facilidade. Para que isso não aconteça, ao passar a cola, pressione o gatilho da pistola e limpe a ponta dela no E.V.A. antes de retirar. Caso caia cola no material, remova imediatamente com um pano umedecido com álcool.

Não se esqueça de cuidar de você! Trabalhe em local arejado e use uma mascara, o cheiro da cola é forte e pode causar alergia.

 

renata matias

Renata Cristina Matias

Bacharel em Comunicação Social e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Doutoranda em Ciências Sociais pela PUC e cursa especialização em Docência no Ensino Superior (Unicsul). Segue carreira como publicitária.

www curriculo

Gostou? Curta, comente e compartilhe 😉

Aproveite e Descubra como ganhar dinheiro fazendo artesanato com frisador de E.V.A.

1 comentário

  1. Carlos D. M de Oliveira

    Obrigado pelas dicas,não vou esquecer de me lembrar desses detalhes,também aprendi como usar cola de contato.Esta sendo muito útil seus ensinamentos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *