As principais dúvidas no Artesanato

Estamos sempre engajados em auxiliar você na sua próxima criação, por isso, respondemos as perguntas mais frequentes que recebemos. Aproveite! Mais dúvidas? Escreva pra gente que será um prazer responder e construir com você o conhecimento no artesanato.

#1. Como e onde adquirir materiais de qualidade e com bom preço para criar minhas peças?

Você pode encontrar as mais variadas ferramentas para produzir suas peças com qualidade e segurança nas lojas físicas da Floart, ou para sua maior comodidade, disponibilizamos a venda destes produtos também pelo site.

O processo de compra online é muito prático, assim como a grande maioria dos sites de qualidade, a Floart dispõe de um robusto sistema de vendas no qual você pode selecionar os materiais de seu interesse, clica no ícone do carrinho de compras e, se estiver tudo de acordo com o que você precisa, basta preencher o campo CEP, realizar o cálculo do frete, avançar com a compra e escolher a forma de pagamento que melhor se enquadra para você. Se ainda tiver dúvidas quanto a este processo, entre em contato conosco pelo CHAT ONLINE e teremos o maior prazer em ajudar você.

#2. Quais as formas de pagamento?

Facilitamos as formas de pagamentos, aceitamos cartão de crédito, boleto e debito bancário.

#3. Não tenho experiência com artesanato. Por onde começar para se especializar com o artesanato de Forminha de Doces?

As dicas que disponibilizamos em nosso blog tem a pretensão de ajudar pessoas que tem interesse em ingressar no mundo do artesanato e criar belas peças em poucos passos. Se você tem o desejo de trabalhar com artesanato específico, como a confecção de Forminhas de Doces, recomendamos que você aprenda também a fazer outros tipos de artesanato, como criar um Arranjo Topiaria, ou montar um Porta Pano de Prato… Com a prática de outras técnicas, aos poucos você vai descobrir um jeito próprio de trabalhar e personalizar suas criações.

Para dar uma forma especificamente para trabalhar com Forminhas de Doces, uma arte que tem conferido renda extra para muitas artesãs e artesãos, pois em média, cada forminha, quando bem trabalhada, feita em E.V.A. ou tecido, sai a R$1,00 por forminha, você pode assistir a um vídeo super interessante de nossa amiga Angelinne. Clicando aqui, você será redirecionado para a um vídeo passo a passo de como fazer forminhas Porta Docinho. Neste link, você encontra kits de frisadores para Porta Docinho, ferramentas essenciais para esta modalidade de artesanato.

#4. Não tenho tido sorte com a qualidade do E.V.A. para novas criações. Existe alguma marca ou tipo mais adequado?

Nós não recomendamos marcas específicas, mas nossa experiência nos ensinou a utilizar E.V.A. liso com espessura de 1mm à 2mm, quando estiver criando arranjos com flores e pétalas, o que de maneira alguma deve ser entrave para fazer testes. Existem pessoas que utilizam emborrachados de E.V.A. com espessura acima de 2mm e obtém bons resultados. Se quiser aprofundar um pouco mais sobre esta questão, recomendamos que leia o post “Por que minhas pétalas não pegam friso?”.

#5.  Quais as técnicas mais adequadas para pintar as flores em E.V.A.?

São muitas as técnicas, e mesmo que você não tenha notado, é possível que você tenha até desenvolvido a sua própria.

Na Floart e em nossos cursos, utilizamos a técnica com Anilina, em que o E.V.A. é mergulhado na tinta diluída em Álcool. O E.V.A. aceita muito bem a tinta para tecido, que pode ser aplicada com esponja ou com pincel, e também a tinta PVA, utilizando tanto esponja quanto pincel.

Você também pode utilizar lápis de cor aquarelável, mas lembre-se que ele sai com água, nesse caso, você pode utilizar verniz para fixar a tinta e proteger o E.V.A.

#6. Como fazer pintura com anilina?

Anilina é um pó que rende muito pigmento e deve ser preparado utilizando álcool 96%. O processo de pintura mais usual é mergulhando-se a peça de E.V.A. que irá receber a pigmentação em um recipiente com a anilina diluída. Para informações mais detalhadas, leia o post Tingimento de pétalas com anilina: Do preparo a combinação de cores.

#7. Gostaria de saber mais sobre cursos e dicas, como adquirir apostilas, lembrancinhas, e materiais?

Temos uma página exclusiva na qual detalhamos os pré-requisitos para realizar o curso, você pode acessá-la clicando aqui. Atualmente, trabalhamos com o curso gratuito de Flores de E.V.A., Velas e Sabonete decorados com investimento super acessível.

Para adquirir a apostila é bem simples, nós disponibilizamos para compra em nossa loja virtual www.loja.floart.com.br. Se você ainda não estiver preparado para investir em uma apostila mais aprofundada, nós disponibilizamos vídeos e eBooks com acesso gratuito aqui em nosso blog.
Trabalhamos com o que há de melhor em materiais para artesanato com E.V.A. São vários tipos de cola para cada tipo de situação. Caso você não possua cortadores de pétalas e folhas em E.V.A., também disponibilizamos na loja virtual Floart folhas e pétalas já cortadas, bastando apenas frisá-las e pigmentá-las, de modo a ajudar você a agilizar o processo de confecção de arranjos e afins.

#8. Qual a melhor forma de conservar e cuidar das flores em E.V.A.?

Se você utilizar tintas resistentes à água para pigmentar suas peças feitas com E.V.A., saiba que criou peças laváveis, e podem ser higienizadas com pano úmido, caso comecem a acumular poeira.

Recomendamos para proteger o E.V.A. e dar brilho, a utilização de verniz, disponível para compra em nossa loja virtual.

6 Comentários


  1. Gostaria de adquirir DVD de flores em É.V.A. Pois acredito que aprenderem com mais qualidade. Infelizmente parece não ter no mercado.

    Responder
  2. irais chaves

    Adorei as dicas ,gostaria de saber se posso utilizar qualquer tipo de verniz ou tem um especifico?Por favor qual verniz?

    Responder
  3. sueli

    qual rosa q vcs me encinaram não chegou ensinamento algum pra mim obrigada

    Responder
  4. Marta

    Fiz curso de flores em Eva….mas estou tendo dificudade em fazer cadastro para revender meus produtos. onde tirei informações dizem que o Eva é um produto não degradavel ao meio ambiente….sem nota fiscal não consigo comercializar meus produtos……..vcs podem me ajudar??????? Como devo proceed ???? Obrigadda…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *