Artesanato com E.V.A.: 6 dicas para facilitar o seu trabalho

Olá queridas amigas artesãs!

Hoje, gostaria de elencar para vocês algumas pequenas dicas que podem fazer toda a diferença para o seu Artesanato com E.V.A., deixando-o maravilhoso e especial. Com dicas simples, mas que darão um belo resultado.

Primeira “diquinha”: Ao cortar o seu E.V.A., dê preferencia por girar ele com a mão, e não a tesoura, isso vai auxiliar a sua peça a ficar perfeita. Lembrando que se deve utilizar o meio da tesoura e não a ponta, para não ficarem picotes.

Nossa Segunda dica é que você utilize álcool ou acetona para retirar o excesso de adesivo de contato ou manchas pequenas, utilizando-se sempre de algodão umedecido com uma dessas substancias.

Para desenhar, nossa Terceira dica é utilizar-se de canetas permanentes, aquelas que são usadas em CD ou DVD. Elas não mancham e, também, não saem com água. Também indicamos canetas para retroprojetor e esferográficas, mas tome cuidado caso escolha por utilizá-las, pois elas mancham e borram facilmente.

Como nossa Quarta dica, quando você for pintar o seu Artesanato em E.V.A., pode-se utilizar de lápis de cor aquarela, deixando a água que ira utilizar para fazer a aquarela em um algodão para não encharcar o trabalho, mas, se preferir, pode usar a  tinta para tecido mesmo, caso tenha dificuldade em lidar com tintas aquareláveis. Sugerimos que tente, pois o resultado é impressionante.

A nossa Quinta dica são os primeiros materiais para artesanato com E.V.A. que você precisa ter para começar a criar suas artes, sendo eles:

  • Lápis macio
  • Tesoura grande
  • Tesoura pequena com ponta fina (fundamental)
  • Caneta permanente
  • Cola quente
  • Cola de contato

A Sexta dica são as opções de tintas que podemos usar no nosso Artesanato com E.V.A.:

  • tinta para PVA látex
  • tinta acrílica
  • tinta relevo multidimensional
  • lápis aquarela para contornos e sombreados

Quanto a tinha relevo, com ou sem gliter, você pode aplicá-la tanto nas bordas para o relevo, como em toda a peça, utilizando-se de um pincel.

Para facilitar o sombreado, você pode utilizar cotonete para a aplicação. Também se pode fazer sombreado utilizando-se a técnica de pintura em madeira com pincel chinfrado.

Se escolher utilizar o verniz, ele irá dar um brilho a mais em sua peça e uma leve endurecida. Fique atenta com a quantidade na hora de aplicar, não pode se utilizar de uma camada grossa. Passe com o pincel, ok meninas?

Por hoje essas são algumas dicas para facilitar na hora de realizar o seu Artesanato com E.V.A.

renata matias

Renata Cristina Matias

Bacharel em Comunicação Social e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Doutoranda em Ciências Sociais pela PUC e cursa especialização em Docência no Ensino Superior (Unicsul). Segue carreira como publicitária.

www curriculo

Gostou? Curta, comente e compartilhe 😉

Você pode gostar de conhecer a matéria sobre Kit frisador de E.V.A. para montagem de arranjo de flores artificiais.

 

1 comentário

  1. Antonio Maia da Silva

    Sou artesão, há mais de 40 anos, sou mestre em artes, barro, madeira , isopor, linhas, metais, vidros materiais orgânicos e outros materiais recicláveis , tenho 27 anos de casado, ultimamente trabalho na construção civil , achei legal as dicas que li, Parabéns!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *